O QUE E UM REDUTOR ?
Redutor de velocidade
É um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador.Seus principais componentes são basicamente: Eixo de entrada, eixos intermediários ,eixo de saída, engrenagens, rolamentos e carcaça.O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível. Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilíndricas ou cônicas. Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim. Já os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea.
Por outro lado, as engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas e por isso apresentam menor custo.
Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal. Este tipo de redutor utiliza em sua configuração, engrenagens comuns de dentes retos e uma ou mais engrenagens de dentes internos.
Redutor Epicicloidal
Os redutores epicicloidais são normalmente indicados quando se procura um sistema mais compacto e com capacidade para trabalhar com altas taxas de redução e torque.
Acionamento
Um Redutor de velocidade pode ser acionado através de:
- Motor elétrico
- Turbina a vapor
- Motor de combustão interna
- Motor hidráulico
Lubrificação
- A lubrificação do redutor é feita por imersão em banho de óleo ou lubrificação forçada ,através de uma central.
Aplicações:
- Agitadores
- Britadores
- Correias transportadoras
- Moinhos
- Extrusoras
- Moendas
- Transportadores
- Fornos rotativos
- Pontes rolantes
- Pranchas
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
O que é manutenção preventiva?
É uma revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, máquinas industriais, dentre outros, que é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas. Normalmente a periodicidade está estabelecida em manuais técnicos, onde os fabricantes recomendam tais revisões.
Qual a importância, e por que a manutenção deve ser realizada?
Equipamentos requerem manutenção, seja preditiva, preventiva, ou ate mesmo corretiva, pois é preciso garantir para a operação que este funcione, e principalmente, seja confiável. Esta garantia não é apenas quanto à integridade do equipamento, que o mantém disponível para produção / operação, mas também de segurança, pois a não realização da correta manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas, inclusive da sociedade.
Quais as conseqüências da não realização da manutenção preventiva?
A não realização do trabalho preventivo eleva as ocorrências de manutenções corretivas, aumentando o custo com manutenção, o tempo de horas parada do equipamento por manutenção, aumenta ainda a demanda de trabalho em função da quantidade de corretivas a realizar, e coloca em risco a integridade das pessoas.
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